Pão de fermentação natural

IMG_2108

Há alguns posts atrás, falei do pão de fermentação natural (aqui) e prometi dar a receita, então aqui vai. Lembrando que essa receita é da Vivi Lavratti, e só adaptei para xícaras medida padrão aqui em casa. Ela vai dar uma oficina de fermentação natural em julho e eu recomendo MUITO, pois apesar da receita estar completa aqui, a fermentação natural tem vários detalhes que fazem a diferença. (Clica aqui para mais informações sobre a aula dela na Taste n’Learn)

A primeira coisa a fazer para começar o seu pão é refrescar o fermento natural. No mínimo 3 horas antes de começar a fazer a receita, tire o seu fermento da geladeira e alimente-o: você precisará medir a quantidade de fermento que tem (com uma balança ou colheres medidoras) e colocar a mesma medida de água e farinha. Misturar bem até ficar sem gruminhos e deixar em temperatura ambiente por no mínimo 3 horas.

IMG_2154

Quando ele estiver cheio de bolhinhas assim, todo vivinho, pode começar o pão! Em uma tigela grande coloque 1 1/2 xicara (200g) de farinha de trigo branca e a mesma quantidade de farinha de trigo integral. Misture com as pontas dos dedos e adicione 250 ml de água mexendo bem até toda a água incorporar na farinha. Deixar descansar 20 minutos para que a farinha fique bem hidratada.

IMG_2097

Depois, adicionar 1/3 de xícara (80g) do fermento refrescado e começar a sovar a massa. Nesse passo parece que não vai dar certo e você vai querer adicionar mais farinha, mas não precisa! Com calma e paciência, vá sovando a massa… Esse link é ótimo para saber como sovar cada tipo de massa (mais líquidas, mais secas), vale a pena visitar para saber como sovar a sua. Sove por 10 minutos e acrescente o sal. É importante acrescentar o sal só depois que o fermento estiver bem incorporado a massa, pra não matar nossos bichinhos queridos. Depois de sovar bem deixe descansar de 3 a 6 horas (até dobrar de tamanho). Você também pode deixar a fermentação acontecer na geladeira durante a noite toda e assar o pão de manhã.

Quando estiver bem fofo é hora de fazer as dobras de reforço: abra um pouco a massa com as pontas dos dedos puxe uma das laterais até o meio e faça o mesmo com a outra. Vire ao contrário e faça o mesmo. A ideia aqui é prender o ar dentro do pão. Deixe descansar por 1 ou 2 horas. Nesse momento você pode adicionar passas, nozes, azeitonas, sementes… o que quiser. Mas isso é opcional.

IMG_2100

Pré-aqueça o forno a 250 graus e transfira o pão para uma assadeira. Asse o pão por 20 minutos nessa temperatura e depois abaixe para 200 graus por mais 20 minutos. Para criar uma casquinha mais crocante, assim que colocar o pão no forno, borrife água com um spray.

Aproveite o seu pãozinho ❤

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Pão de fermentação natural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s