Pasta de avelãs e cacau

IMG_2001

Essa receita é polêmica, rs. É conhecida pelo nome de nutella caseira, mas não vou chamar assim, pois na minha opinião, não ficou parecido com nutella. Não gosto de chamar as coisas mais saudáveis por nomes das coisas gordas, por que nunca vai ser igual. Tipo brigadeiro vegano… nunca vai ter o gosto do caramelo de leite do brigadeiro! Por isso tem que chamar de docinho… ou inventar outro nome, sei lá! rs

A principal diferença que notei, é que nessa receita o avelã é o ingrediente principal, e o seu sabor é super acentuado. Muuuuito diferente da nutella, que na verdade é um creme de chocolate com avelã e não ao contrário. (No rótulo, só indica 13% de avelãs). É quase uma peanut butter, mas na verdade é uma hazelnut butter com chocolate.

Ela ainda é mais polêmica, porque eu não gostei TANTO assim… Mas, como outras pessoas que provaram gostaram, achei que valia a pena postar aqui. Depois me contem se gostaram, ou se já fizeram outra receita que deu certo 😉

Usei 400 g de avelãs. Foram todas para uma assadeira em forno médio para tostar um pouquinho e facilitar a remoção das casquinhas. Depois de uns 15 minutos de forno, é só esfregar em um pano de prato limpo e as casquinhas vão sair. E não se preocupe em removê-las completamente, pois não sai tuuudinho mesmo. Outra técnica é colocá-las em um pote de vidro e chacoalhar bem.

IMG_2004

Depois, processe as avelãs. E não se desespere, pois essa parte demora mesmo (mesmo! tipo uns 25 minutos) mas uma hora a pasta começa a se formar. Acho que as minhas demoraram mais pois ficaram menos tempo no forno e estavam um pouco velhas, já.

IMG_2005

Depois que formar a pasta, adicione 1/4 de xícara de cacau e açúcar a gosto. Também pode-se usar mel, melado, stevia… você decide. Outra opção de usar chocolate amargo derretido ao invés de cacau em pó. Acho que fica mais gostoso 😉

IMG_2007

Pronto, é só guardar num pote de vidro bem limpinho. Pode comer com pão de fermentação natural, colocar no brigadeiro, chocolate quente….

IMG_2010

Anúncios

3 comentários sobre “Pasta de avelãs e cacau

  1. Maíra Adissi disse:

    Oba! já copiei e vou mostrar amanhã para um estudante que quer fazer um bolo do zero. Isto é, ele vai moer o arroz para fazer farinha, fez açúcar de beterraba, leite de coco e por ai vai. Depois te conto no que deu. bjs, Maíra – Lumiar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s