Ciranda de receitas: Raclette

O post de hoje será especial e, faz parte do Ciranda de Receitas criado pela Lylia do Simples Assim. A cada 15 dias um grupo de blogueiros participa de um sorteio e publica receitas de um blog parceiro. Achei um jeito bem bacana de divulgar o meu trabalho e de outras pessoas que escrevem sobre comida. Na minha primeira participação, irei publicar uma receita da Mel do Receber & Celebrar, um blog lindo com mil ideias de decoração e cardápios para momentos especiais da nossa vida.

E a Mel trouxe uma ideia que eu adoro e que já é tradição nas noites frias na casa dos meus pais: Raclette. Hummm! Que vontade! Imagina então com queijos artesanais brasileiros? Vamos lá:

Como toda anfitriã que se preze, gosto de servir comidas que agradem meus convidados. Mas convenhamos que agradar é fácil, uma boa pizza geralmente resolve. Agora, o que você acha de agradar e também surpreender? Eu acho muito mais prazeroso!  Por isso que vivo inventando moda na cozinha, inventando tema pra festas e ideias do que servir quando recebo visitas em casa.

Quer uma dica do que faz grande sucesso? Raclette! 

Ela tem origem Suíca e dizem que é prima da fondue. O prato, que tem como um dos ingredientes principais um queijo de mesmo nome, é montado na mesa e degustado sem pressa.


A raclette exige pouquíssima preparação prévia. Disponha uma variedade de alimentos na mesa e deixe que cada pessoa coloque o que quiser comer sobre a grelha.

Raclette1

As fotos deste post foram tiradas quando recebi um queridíssmo casal de amigos para jantar. Além da racleteira, foram para mesa de jantar 5 tipos de queijos fatiados, batatinhas pré-cozidas, carne bovina e filé de peito de frango. Também coloquei em um prato de dois andares algumas fatias de abobrinha, tomates, cebolas e pimentões.

Queijos_racletteFazer_racletteIMG_8238Como_fazer_raclette

Pra quem ainda não comeu raclette, funciona assim: a racleteira é ligada na energia elétrica e esquenta uma resistência. Essa resistência aquece a chapa/pedra acima dela e o calor derrete rapidamente as fatias de queijo que são colocadas nestas mini-frigideiras.

Acompanhamento_raclette

O resultado? Carne no ponto que cada um prefere, legumes cobertos com uma generosa camada de queijo, mix de queijos derretidos cobrindo batatas e salsichas e muitas outras coisas.  Basta abusar das opções e experimentar combinações ousadas!

IMG_8231

Dia de raclette é dia sem bagunça na cozinha e sem medo de errar a receita. 

Então curta suas companhias, divirta-se num bom papo e aproveite o que a vida tem de melhor.

Um grade abraço, 

Mel Villas-Boas do blog Receber & Celebrar.

logomarca ciranda2
Anúncios

10 comentários sobre “Ciranda de receitas: Raclette

  1. Gina disse:

    Oi, Giulia!
    Adorei essa mesa preparada pela Mel. Ela capricha realmente na apresentação! Quando ela esteve na ciranda comigo, me mandou uma mesa decorada para chá da tarde maravilhosa.
    Seja bem-vinda à ciranda!
    Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s