Crème Brûlée

Não me lembro a primeira vez que comi crème brûlée, mas sei que foi amor na primeira colherada. O doce francês que, na tradução literal, nada mais é do que creme queimadinho é conhecido em todo o mundo. Além de ser um dos pequenos prazeres da personagem Amélie Poulain, penso que ele deve ser um sucesso tanto pelo sabor suave e textura aveludada, quanto pela facilidade e simplicidade da receita. São apenas 4 ingredientes: ovos, açúcar, creme de leite fresco e baunilha. Esse é o clássico, mas você pode inovar e trocar a baunilha por purê de framboesas, café, licor, raspas de laranja… Fica a seu critério.

O mais complicado mesmo fica na hora de fazer o queimadinho, geralmente feito com a ajuda de um maçarico. Mas vamos combinar que essa receita já existe muito antes do homem conseguir prender um gás inflamável dentro de um cilindro, né? Fora que não é só na França que o brulee faz sucesso. Os espanhóis e ingleses também já queimavam seus creminhos, seja crema catalana ou burnt cream. Portanto, se você não tem uma maçarico, pode usar o grill do forno ou até mesmo esquentando uma colher na chama do fogão. Se você ama crème brûlée vale a pena tentar!


Crème Brûlée

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 5 gemas
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher de sopa de essência de baunilha

Aqueça o creme de leite fresco com as sementes da fava (se você usar a essência não precisa aquecer o creme). Não precisa ferver, quando aquecer desligue o fogo e tampe. Separe as gemas em uma tigela e adicione o açúcar. Bata até que o açúcar dissolva. Coloque uma concha do creme de leite na mistura de ovos e misture bem. Adicione todo o resto na panela e mexa. Disponha tigelinhas ou ramequins em uma forma retangular e com a ajuda de uma concha vá enchendo os recipientes. Coloque a forma em forno pré-aquecido a 160C (ou o mais baixo que puder no seu forno) e despeje água fervente na forma até atingir a metade dos ramequins. Deixe assando em banho maria por 1 hora. Transfira para a geladeira de 2 a 4 horas. Na hora de servir, espalhe uma fina camada de açúcar e queime com o maçarico ou uma colher bem quente.

 

img_2714

Cabô : (

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s