Peixe ao molho branco com amêndoas

img_0352

Essa receita é inspirada em um prato do restaurante espanhol Maripili, um dos nossos preferidos aqui em São Paulo. Numa esquina descompromissada no bairro Chácara Santo Antônio, o concorrido Maripili encanta pela simplicidade. Todos os pratos, feitos para compartilhar, contém poucos ingredientes e muito sabor. Como não comemos carne, sempre nos contentamos com os frutos do mar servidos na casa: gambas al ajillo, bacalao a vizacaína e um bacalhau com molho branco e amêndoas tostadinhas de dar água na boca. Não consigo me lembrar o nome do prato em espanhol, portanto não sei se é uma receita tradicional, mas eu nunca havia experimentado. Pra falar a verdade até achava que não combinava muito bem, mas eu estava enganada. É um prato delicioso!

Como bacalhau é bem caro, resolvi tentar fazer com um filé de truta congelado que eu tinha no freezer. Deu super certo e ficou uma delícia! Acredito que qualquer peixe mais suave deve ficar bom. Para o molho imaginei que fosse um bechamel comum, mas senti vários pedacinhos de cebola quando comi no Maripili, então adicionei na hora de preparar o roux. Depois é só cobrir os filés com o molho e levar ao forno por 15 minutos. As amêndoas são tostadas na frigideira e pronto! Um jantar maravilhoso estará a sua espera. Aqui em casa resolvi servir com uma saladinha de coentro e tomatinhos e arroz cateto e negro. Buen provecho!

Peixe ao molho branco com amêndoas

  • 3 filés de truta
  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa (cheias) de farinha branca5
  • 500 ml de leite
  • sal, azeite e pimenta a gosto
  • 4 colheres de sopa de amêndoas em lascas

Em uma assadeira, tempere os filés com azeite, pimenta e sal a gosto. Pré-aqueça o forno a 200C e reserve. Em uma panela pequena, aqueça a manteiga até derreter e refogue a cebola por 3 minutos em fogo médio. Acrescente a farinha e mexa por mais 3 minutos. Acrescente o leite aos poucos para não empelotar. Em fogo baixo, mexa até engrossar. Acerte o sal. Cubra os filés na assadeira com o molho e leve ao forno por 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido.  Esquente uma frigideira e coloque as amêndoas. Mexa a frigideira para não queimar até que as amêndoas estejam douradas. Sirva por cima do peixe. Se necessário, cubra o peixe com mais molho.

img_0361

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s