Fainá

Das vezes que fomos para Buenos Aires, sempre me chamava a atenção as plaquinhas do lado de fora das pizzarias Kentucky: Pizza a caballo. Eu ficava imaginando uma pizza com um ovo frito em cima, já que minha única referência é o famoso bife a cavalo. Mas, não tem nada de ovo não… é na verdade o fainá ou la fainá, uma panqueca feita de farinha de grão de bico que acompanha a pizza.

WhatsApp Image 2017-06-28 at 19.42.58

O fainá é um prato originário da Gênova, na Itália e foi trazida por imigrantes no começo do século passado e é bem conhecido na Argentina e no Uruguai. Já no Velho Continente é conhecido por farinata di ceci. Quando experimentei da primeira vez, confesso que não achei graça, e ainda me pergunto por quê comer junto com a pizza. É uma massa bem densa, mas neutra. Fiquei intrigada para saber como era feita e quando pesquisei a receita fiquei animada com a praticidade… só juntar a farinha de grão de bico, sal, azeite de oliva, água e forno. Me empolguei e acabei aproveitando a neutralidade da massa pra colocar um recheio bem gostoso em cima e comer como uma pizza.

WhatsApp Image 2017-06-28 at 19.42.59

Foi uma ótima pedida para um jantar de meio de semana, super rápido, prático e mata a fome de todo mundo! Para os recheios escolhi queijo com cebolas carameladas, ou como os hermanos gostam de chamar fugazzeta; e abobrinhas grelhadas, cebola roxa, tomatinhos e queijo brie.

Fainá

  • 250g de farinha de grão de bico
  • 700ml de água
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal

Misturar tudo bem com um fouet ou garfo. A massa ficará bem líquida. Coloque metade em uma assadeira redonda alta de aproximadamente 25 cm de diâmetro em forno pré aquecido a 200C por 35 minutos. Adicione o recheio de sua preferência e volte ao forno por mais 5 minutos. Ou, faça como os portenhos e como com a sua pizza. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s